Glossário dos meios de pagamentos

Muitas vezes, os termos utilizados para se referir a diferentes funcionalidades e aspectos dos de meios de pagamento podem confundir iniciantes, e até mesmo gerar algumas dúvidas em profissionais experientes. Por isso, nada como um bom glossário para esclarecer.

Pensando nesta necessidade, elaboramos uma lista descomplicada e de fácil compreensão para todos os que querem – e precisam – estar em dia com as principais definições da área. A seguir, confira os termos relacionados aos meios de pagamento e seus significados, explicados de forma simples, direta e acessível:

A

 

Adquirência – Empresa que oferece tecnologia para que estabelecimentos comerciais sejam capazes de aceitar diferentes formas de pagamentos, como cartões de crédito e débito, por meio da  venda ou alugam máquinas e fornecimento de serviços que permitem o pagamento online.

Automação comercial –  Sistema que automatiza o gerenciamento de estabelecimentos comerciais. Pode ser criado a partir da necessidade específica do cliente, e segmentado para cada tipo de negócio.

Autorização – Processo no qual a bandeira e o emissor recebem e verificam os dados capturados pela adquirência, e aprovam ou não a realização do pagamento a partir da análise do contexto e do valor disponível para o consumidor.

 

B

 

Bandeiras – São empresas responsáveis pela infraestrutura técnica e pelas regras de processamento de pagamentos e estornos, em nível nacional e internacional. As bandeira facilitam que cartões emitido em um determinado país possa ser utilizado em outro, com as mesmas funcionalidades e facilidade.

 

C

 

Captura – Processo pelo qual a informação de um meio de pagamento é registrada e transmitida de forma segura para que bandeira e emissor possam realizar a autorização do pagamento.  A captura pode ser feita de forma física – por meio de um terminal de pagamento – ou digital (gateways).

Carteiras digitais – São serviços que reúnem dados dos meios de pagamento de um consumidor, tornando seu uso mais rápido e simples. Armazenando dados de um ou mais cartões de crédito de um usuário, tornam seu uso mais seguro em sites de e-commerce, por exemplo.

Chargeback – Ação de estorno de valor para o consumidor, a partir da contestação deste sobre a operação. Permite que a venda seja cancelada e o valor devolvido ao comprador pelo sistema financeiro.

Checkout – Checkout é o momento em que um consumidor finaliza sua compra e informa o endereço para envio dos itens (quando aplicável) e os dados do meio de pagamento. Pode ser tanto físico quanto digital, mas o termo é geralmente utilizado para se referir a compras online.

Conciliação bancária – Momento em que o estabelecimento comercial compara e verifica se o extrato de sua conta bancária bate com o relatório de vendas da adquirência.

Consumidor – A parte que faz os pagamentos a partir das compras que realiza em um estabelecimento comercial.

 

D

 

Domicílio bancário – Banco onde o estabelecimento comercial mantém uma conta corrente para receber os valores referentes à suas vendas.

 

E

 

Emissor – Empresa que emite um meio de pagamento – cartão de débito, de crédito, carnês ou outros – para seus clientes. Em geral são bancos, mas outros estabelecimentos comerciais podem ter seus próprios meios pagamentos.

Estabelecimento comercial (EC) – Pessoa física ou jurídica que recebe pagamentos a partir das vendas que realiza para os consumidores.

 

F

 

Fraude – Ato ou esquema que busca obter ganhos utilizando ações criminosas ou ilegais que terminam por prejudicar pessoas e empresas.

 

G

 

Gateway de pagamento – Sistema que permite um estabelecimento comercial receber pagamentos online. Insere-se no momento do checkout e se conecta com a adquirência para processar o pagamento.

 

I

 

Intercâmbio (interchange) – Taxa paga para o emissor de um cartão. É cobrada por transação e estabelecida com base em diversas variáveis como, por exemplo, o tipo de cartão. Tal valor compõe a taxa total cobrada do estabelecimento comercial pela adquirência.

 

K

 

KYC (Know Your Customer) – Conjunto de políticas, gerenciamento de risco, monitoramento de transações e processos para cadastro e identificação de usuários. Seu uso garante a identidade e a idoneidade do cliente, evitando qualquer conduta criminosa.

 

M

 

MCC (Merchant Category Code) – Código atribuído pela Bandeira utilizado para classificar e segmentar negócios, informando o ramo ou área de atuação e definindo algumas regras e taxas de cobrança específicas.

MDR (Merchant Discount Rate) – Taxa administrativa cobrada pela adquirência. Referente ao uso dos seus sistemas e tecnologias. É cobrada por transação e costuma ser usada para sustentar a evolução dos serviços, garantindo velocidade e segurança para os pagamentos.

Modelo 4 Partes – Sistema que conecta adquirência, consumidores, estabelecimentos comerciais e emissores, geralmente gerenciado por uma bandeira.

 

P

 

P2P (Peer-to-peer) – Transferência de valores entre duas pessoas sem a presença de uma instituição financeira, como por exemplo, as plataformas de empréstimos onde uma pessoa pode emprestar dinheiro para outra sem a necessidade de uma instituição bancária como mediador.

Pagamento recorrente – Modalidade de cobrança que se repete periódica e automaticamente.

PDV (Ponto de Venda) – Reunião de equipamentos e softwares usados para realizar uma operação de venda, como por exemplo a integração de automação comercial com TEF, Pin Pad, computador e leitor de códigos de barras.

PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standards) – Padrão de segurança composto por vários procedimentos e requerimentos que protegem dados pessoais reduzindo riscos de fraudes e invasões.

 

S

 

Subadquirente – Empresa que oferece serviços de gerenciamento para a relação entre adquirência, bandeira, estabelecimentos comerciais e consumidores.

T

 

Taxa de autorização – Equação entre o número de transações aprovadas versus transações negadas. Quanto mais alta a taxa, maior a quantidade de vendas realizadas e a entrada de dinheiro para o estabelecimento comercial.

TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) – Sistema que conecta um Pin Pad a uma automação comercial. Por meio dele é possível estabelecer comunicação automática entre o computador do caixa e o terminal de pagamento, e vice-versa.

Terminal de pagamento – Equipamento utilizado para capturar dados de pagamento do consumidor e transmiti-los de forma segura. Tais terminais capturam, registram e transmitem dados, mas a aprovação do pagamento em si cabe ao emissor e a bandeira.

Terminal de pagamento – Leitor – Equipamento dotado de segurança para capturar dados de pagamento.

Terminal de pagamento – Pin Pad – Equipamento que trabalha com TEF e automação comercial.

Terminal de pagamento – POS (Point of Sale) – Equipamento que consegue capturar dados de pagamento de forma segura e transmiti-lo sem necessidade de outros dispositivos, trabalhando de forma autônoma.

Token – Código criado uma única vez por ação. Serve para garantir segurança e agilidade no pagamento, mantendo um alto nível de proteção sobre os dados de um cliente ao permitir que sejam informados apenas uma vez.

TPV (Total Payment Volume) – Valor total de pagamentos recebidos por um estabelecimento comercial em uma determinada adquirência.

Transação – Operação realizada entre um consumidor e o estabelecimento comercial.

 

V

 

Venda presencial – Processo de venda e pagamento realizado com o cliente presente.

Venda online – Processo de venda e pagamento realizado com o cliente não presente.

Voucher – Cartão-benefício disponibilizado pelos empregadores aos funcionários para compra de produtos específicos.

 

X

 

Xml – Extensible Markup Language. Formato de documento para a web mais flexível do que o HTML, que possibilita geração de documentos mais detalhados, funcionais e com elementos de interatividade.

 

 

Y

 

Yield – Retorno sobre um determinado investimento.

Z

 

Zone – Área de armazenamento de um cartão com chip (seja para livre acesso, com acesso ilimitado ou nenhum acesso).

 

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