Split de Pagamento AZPay

O ritmo acelerado do crescimento do e-commerce brasileiro é uma realidade consolidada, como atestam as projeções da ABComm para o ano de 2020, no qual o faturamento deve chegar a quase R$ 106 bilhões, 18% a mais do que no ano passado. E por isso mesmo, é fundamental investir em ferramentas que ajudem a manter a tendência, possibilitando atendimentos cada vez melhores aos clientes. Um bom exemplo deste tipo de solução é o split de pagamento para marketplace.

Responsáveis por 35% das vendas no segmento de comércio eletrônico, os marketplaces funcionam como shopping centers digitais, reunindo lojistas de diferentes nichos e especialidades em um mesmo espaço, o que melhora sensivelmente a experiência de compra. Os marketplaces vieram para ficar, e acompanham o crescimento do mercado nacional, gerando grandes oportunidades.

Segundo dados recentes, no final de 2019 o número de varejistas oferecendo produtos em marketplaces aumentou impressionantes 90,7% em relação ao mesmo período de 2018. Em alguns segmentos, mais da metade dos pedidos de compras online em 2018 foram feitos por meio de marketplaces. Os números impressionam, e as vantagens para lojistas (que ganham maior visibilidade, reduzem gastos administrativos e ganham acesso à estratégias de marketing que aumentam a conversão) e compradores (que conseguem encontrar tudo o que precisam em um só lugar, com diferentes opções de preços e pagamento) são evidentes.

Mas os marketplaces ainda geram dúvidas entre seus usuários, especialmente aquelas relacionadas ao gerenciamento financeiro destas plataformas. Qual é o melhor meio de pagamento a utilizar? Como receber os pagamentos online? Com tantos empreendedores ocupando o mesmo espaço de vendas, como, afinal, é possível administrar a parte financeira de um marketplace?

Split de pagamento AZPAY: uma solução para marketplaces

A resposta está no Split de Pagamento, ou Split Payment. Imagine que um comprador qualquer adquiriu produtos de mais de um comerciante dentro da mesma plataforma. Seria uma dor de cabeça e tanto pagar todos separadamente, não é mesmo? Não com o Split de Pagamento. Por meio desta solução, é possível dividir os valores automaticamente, de forma customizada, no ato do pagamento, inclusive deduzindo-se do valor total o percentual destinado ao próprio marketplace.

Assim, o consumidor realiza um único pagamento  – mesmo comprando uma variedade de produtos de diferentes lojistas – que é dividido conforme o preço de cada item adquirido, sendo repassado aos vendedores de acordo com o valor do produto vendido por eles. O comprador ganha comodidade, e os vendedores ganham a certeza de que irão receber o montante referente aos seus artigos: credibilidade para quem está comprando – já que o cliente realiza apenas um pagamento, mas sabe de quem comprou (podendo contar com toda transparência necessária) –  e a garantia de confiabilidade por parte dos comerciantes, que sabem exatamente que produtos estão vendendo e quanto devem receber por cada um deles, do mesmo modo que se estivessem fazendo as vendas em seus próprios portais.

Mas como funciona, na prática, o Split de Pagamento?

Split de Pagamento: como funciona nosso split

De modo geral, o funcionamento do Split de Pagamento é simples: O comprador adquire produtos e uma ou mais lojas presentes no marketplace. Uma vez autorizado o pagamento pela administradora do cartão de crédito utilizado, o Split – como o próprio nome diz – efetua a divisão de valores de acordo com a regra determinada pelo marketplace no ato da contratação da ferramenta. Assim, o marketplace recolhe o percentual por venda que lhe cabe e repassa o valor excedente ao lojista. A divisão é automática e os lançamentos são realizados através da própria ferramenta, sem necessidade intervenção manual, o que reduz sensivelmente as possibilidades de erro. Simplicidade é o nome do jogo: encurta-se a distância entre pedido e checkout, aumentando a taxa de conversão. Este processo traz vantagens evidentes para todos os membros da cadeia de valor, como veremos a seguir.

Split de Pagamento: Vantagens

1- Aumento da taxa de conversão

Como vimos, ao fornecer um atalho entre o pedido e o checkout, o uso do Split de Pagamento faz com que as vendas bem sucedidas aumentem, e o cliente ganha uma experiência mais fluida e eficiente, sem excesso de burocracia.

2- Transparência

O Split de Pagamento oferece uma maior possibilidade de controle por parte dos lojistas, o que possibilita que estes saibam quem está comprando o que, administrando melhor os estoques e viabilizando que os compradores saibam de quem estão adquirindo suas mercadorias.

3- Lançamentos automáticos

Com o split de Pagamento, os lançamentos referentes a cada venda se tornam mais facilmente rastreáveis, dando maior agilidade ao processo e minimizando eventuais erros humanos, uma vez que tudo é automatizado.

4- Maior controle dos pedidos

O Split de pagamento oferece suporte para que o lojista identifique, classifique e administre pagamentos recebidos, pedidos em andamento, pedidos processados e compras canceladas, trazendo uma maior base de dados acompanhada de uma melhor qualidade de informação, o que permite planejar melhor o negócio.

Estas são algumas das vantagens em adotar o Split de Pagamento como solução para os marketplaces. Mas resta uma questão. Como implementar o Split de Pagamento em seu marketplace?

Simulação de custos

Clique na imagem abaixo para visualizar uma simulação.

Simulador de preços
Simulador de preços

Contratar

Sem dúvida alguma, ter todas as transações em um dashboard intuitivo – como o oferecido pelo Split Payment – permite identificar uma série de fatores cujo conhecimento contribui para o desenvolvimento de boas estratégias: conhecendo as boas oportunidades de vendas, sabendo que parceiros vendem mais e quais vendem menos, bem como o perfil dos clientes e produtos adquiridos torna o gerenciamento do marketplace mais assertivo e dinâmico, colaborando para uma rotina menos burocrática.

Com funcionalidades que facilitam a vida de todos os envolvidos na cadeia de valor de um marketplace, de consumidores a lojistas, passando pelos próprios administradores da plataforma. Mas para contar com uma solução completa e eficaz para receber pagamentos online, os marketplaces precisam de um bom parceiro que forneça uma ferramenta confiável. Entre em contato conosco, e saiba o que podemos fazer para melhorar ainda mais o desempenho do seu e-commerce!

Não temos taxa adicional pelo uso do Split de Pagamentos.

Clique aqui para utilizar esse recurso dentro da sua conta Azpay

Artigos recomendados